Sand grains II



É bom que alguém documente esta realidades distante.
Sobretudo para os portugueses que comem tanto peixe e uma grande parte vem destes países através de acordos mirabultantes de exploracão dos oceanos.

aqui tinha falado disto.
Mas agora a história vai ser exibida em Portugal:
Dia: 24 de maio de 2012 
Local: Associação Caboverdeana, Rua Duque de Palmela, nº2, 8º andar, 1250 Lisboa

Sandgrains conta a história da comunidade costeira de Ribeira da Barca em Cabo Verde, que luta pela sobrevivência face à política das pescas insustentável e injusta da União Europeia (UE). A sobrepesca por parte de frotas europeias levou a uma quebra súbita nas capturas, impedindo aos cabo-verdianos o acesso a um recurso natural que os sustentou durante centenas de anos. Sem peixe que proporcione alimentação e rendimento, a comunidade vê-se forçada a vender a areia das suas praias, despojando-as por completo e deixando uma paisagem com cicatrizes de lodaçais e pedras. 
Sem a areia como barreira, a costa está a ser erodida pelo mar e a levar casas e estradas com ela. Para os habitantes de Ribeira da Barca, é também um modo de vida que está a desaparecer e as causas encontram-se a muitas centenas de quilómetros, nas decisões tomadas por pessoas que eles nunca hão de conhecer.