Um ano passou

Faz hoje um ano que o Fábulas arrefeceu! 
Precisamente 1 ano que as Fábulas mudaram de país e vieram para a Suécia. 

Descobriram um clima, uma língua, uma sociedade, um ambiente, e no final, pessoas. 
Tudo funciona de forma muito diferente. 
E eu sou diferente de tudo o resto. 
Viver noutro país tem muitas coisas. 
Umas são possíveis de partilhar, outras entranham-se com o tempo. 

Quanto de mim vai mudar? 
Quanto da Suécia vai ficar comigo para sempre?


As saudades das pessoas nunca desaparecem.
Estar longe significa também perder momentos e as rotinas de que se gosta. 
E há momentos difíceis: não entendo, tenho dificuldade em explicar, expressar sentimentos, distinguir o comportamentos dos outros. Perceber até quanto das pessoas está relacionado com o modo de ser sueco ou com a personalidade. 
Há coisas que provavelmente nunca vou perceber. 
É assim porque sim!


O que tem acontecido comigo no final deste tempo:

- o que me passa pela cabeça é exactamente o mesmo que aos outros. 
Morenos, louros, negros, vermelhos...pessoas são pessoas. 
Mesmo que tenhamos diferentes hábitos culturais, no final, os sentimentos e os valores podem ser exactamente os mesmos.

- estou num único país, mas já conheci meio mundo.
Tenho contactado com pessoas de todos os cantos do mundo...Nicarágua, Irão, Nova Zelândia, Austrália...ontem conheci um rapaz da Papua Nova Guiné!

é impossível não sentir que sou eu a diferente; todos os dias, em todos os sítios. 
A primeira pergunta que me fazem é sempre: de onde vens? 
O segundo comentário é: e o que fazes aqui! Porquê a Suécia?  

- mesmo que eu não acredite, alguém vai acreditar, e acontece.
O mundo é redondo!