O valor do peixe

aqui tinha expressado a minha admiração pelas crónicas do MEC.
São um elogio a tudo o que há de bom na vida. E muitas vezes conseguem transmitir exactamente o que me passa pela cabeça.
Tenho vontade de divulgar imensas coisas que vou lendo do MEC. Mas enquanto limpava o "ambiente de trabalho", depois de ter limpo o ambiente onde estou a trabalhar, encontrei esta crónica:



Não poderia ser mais interessante por falar de peixe, da produção de alimentos, da sazonalidade e...
...do livro que estive a ler que a I. me ofereceu.

É uma história sobre o valor que damos às coisas e aos outros. Mostra como as coisas mais importantes da vida são muito simples, não têm preço e quando são compradas podem perder o valor que lhes damos. Daí a história dos peixes e o valor que os peixes tinham para o pescador.
A acontece na Islândia, uma ilha, onde há uma dependência forte da natureza e das relações humanas. Também gostei muito da personagem principal, o jovem Álfgrímur, e a descoberta que ele vai fazendo dos valores que lhe são transmitidos:

- A minha avó diria: tu és aquilo que és e nada mais.
- O que o homem é, é a única coisa que não é. Um homem é o que as pessoas pensam que ele é.


Halldór Laxness | Os peixes também sabem cantar