Big Fish Fight

O canal da televisão inglesa Channel 4's lançou em Janeiro uma série de programas com uma campanha sobre o consumo de pescado protagonizada por 4 chefes de cozinha.

Apesar de estarem disponíveis on-line, os programas só se conseguem visualizar estando fisicamente no UK. De qualquer forma, tem sido muito interessante seguir as notícias geradas na imprensa sobre o assunto.
Alguns temas têm gerado polémica como o caso da aquacultura de salmão. Ou a responsabilidade dos supermercados sobre os produtos que vendem, surgindo várias questões:

But worse was to follow. It was not just customers buying Tesco canned tuna who were being misled; those buying breaded cod fillets in the company’s UK stores were also not getting what they thought they were. A Dispatches program in the Fish Fight series showed that almost one-fifth of Tesco breaded cod fillets examined were from a threatened stock.
So what has happened to Tesco’s quality control? Do its technologists not check that it is actually being provided with the products presumably specified in its contracts with suppliers? And surely there should be systems in place to ensure that such basic errors don’t occur.
It might not have been such a serious matter in the days before supermarkets jumped on to the sustainability bandwagon. But now this is a big PR exercise and customers are continually being told that the seafood offered for sale by the UK supermarket chains has been responsibly sourced so that they — the customers — don’t have to worry whether what they buy is damaging already threatened stocks.


Para mim é surpreendente como é que este tipo de mensagens acaba por ter uma consequência directa no consumo e nos supermercados. Houve mesmo um aumento das vendas em determinados peixes, havendo mais encomendas e alterações dos produtos disponíveis:

Sales of its sustainable "line and pole caught" canned tuna increased by 17% over the last week, while sales of organic salmon grew by 16% and normal salmon sales remained unchanged.
Tesco, the UK's biggest fish retailer, said it had seen an increase in sales of between 25 and 45% for fresh sardines, coley, brown crab, sprats and whiting in the week since the first programmes. It said in a statement: "We sell around 40 species of fish on our fresh counters and our staff are trained to advise customers on trying new varieties. Sales of fresh cod, herring, mussels, mackerel and canned tuna also increased compared to last week."


É possível que estes assuntos façam notícia apenas durante uns dias e daqui a um tempo tudo pode volte ao normal. Mas de facto estão a gerar discussão e isso parece-me positivo. Sobretudo, se conseguir aumentar a consciência do peixe que se come. E cá está Portugal no pelotão da frente:

Simply bringing new fish species on to the menu without getting core fish stocks back into shape will only take the UK a step closer to becoming a fish-predator nation, such as Spain, Portugal or Japan, which all eat a much wider variety of fish but are far from providing models of sustainable fisheries management.



O website da campanha tem uns vídeos excelentes com informação sobre o peixe que está à venda.
Adorei! Era capaz de ficar o dia inteiro a ver peixe a ser amanhado. Impressiona a rapidez com que um bicho é capaz de ser desfeito em poucos segundos e ficar como se fosse um alimento limpinho de uma embalagem.
E que rapidez com que são feitos os filetes de peixe! Acho que nunca tinha visto uma coisa assim. Há várias espécies em que ele faz exactamente o mesmo: corta a cabeça e depois com uma faca xpto faz 2 lombos e retira a espinha. Que ginástica, brilhante!
Quase que bati palmas a ver o lemon sole e o mackerel.
Para mim é um verdadeiro artista. Para ele, um peixe daqueles inteiro num prato e alguém a separar espinhas de lombo com garfo e faca, provavelmente também seria exótico.
No texto vem uma pergunta tipicamente inglesa: Can I eat it with chips? E fazem a mesma pergunta para todas as espécies! Não queria acreditar: será que tudo serve para comer com batatas fritas?