Eco-atitudes

Já me tinham falado deste filme de sensibilização ambiental da campanha 10:10. Que ao mesmo tempo é um "terrorismo" sentimental.
Eu acho de tal forma inconcebível, que acho cómico!
Mas isto e outras coisas que vão surgindo fazem com haja cada vez mais descrédito sobre as campanhas ambientais.
O que me parece bom. É preciso manter sempre o espírito crítico. E há cada vez mais aproveitamento do rótulo "verde" ou green washing.

Recentemente discutíamos entre amigos as Eco-bolas. Eu tinha algumas dúvidas de como uma bola feita de determinados materiais consiga ter um efeito ao longo de várias utilizações...hum...não me parece que isto seja cientificamente testado.
Não há grande problema quando a consequência é usar menos detergente e gastar menos energia, adoptando programas da máquina de lavar roupa com temperaturas baixas. E permite perceber que o cheiro e a espuma não estão directamente relacionados com critério de limpeza.
Mas tudo isto não é correcto e permite realçar o papel dos consumidores.
Os consumidores não se podem livrar da própria consciência. Como consumidores temos de analisar as decisões, precisar os critérios e reavaliar sempre. Por mais que seja confortável libertar esse peso para uma marca ou para um símbolo ecológico, não podemos deixar de pensar.
E não nos podemos desligar da opção de escolha. Da possibilidade de votar com a opção de compra. Da possibilidade de nos associarmos a atitudes que estão de acordo com os nossos valores.