Dúvidas recicladas

Neste artigo do Público vêm 2 das dúvidas mais comuns em relação à reciclagem:
é necessário lavar as embalagens?
as cápsulas do Nescafé também se reciclam?

Apesar das muitas campanhas nos meios de comunicação, da familiarização dos mais jovens na escola com as boas práticas ambientais, que as transmitem aos pais, subsistem dúvidas na hora da deposição dos resíduos nos contentores. Há quem ainda se interrogue se deve lavar as embalagens nas quais foram usados óleos ou outras gorduras, temendo que, se não o fizer, aquela embalagem poderá não ter um final feliz, ou seja, um renascer em forma reciclada.

Responde Ana Loureiro, da Valorsul: "Não devemos gastar água para lavar lixo, e esta regra é válida em todas as situações. Devemos apenas escorrer as embalagens e se possível espalmá-las. E não é possível detectar na linha de triagem se uma garrafa está lavada ou não. São todas tratadas por igual."

É também frequente haver dúvidas quanto ao destino final do resíduo que se colocou no contentor colorido. Será que todo o resíduo é encaminhado para as respectivas rotas de reaproveitamento/reciclagem?

Ana Loureiro afiança que sim: "E quanto mais houver para reciclar, melhor. Na nossa área, e julgo que em todo o país, todos os materiais possíveis de enviar para reciclagem seguem esse caminho."

Mais recentemente surgiu uma nova dúvida: as embalagens descartáveis de café para máquina, revestidas a alumínio ou plástico, muito em voga, são recicláveis ou não? Há fabricantes que garantem que sim e pedem aos seus clientes que as levem a pontos de recolha. "Para nós, essas embalagens são um resíduo indiferenciado [não devem ser colocados nos contentores de deposição selectiva, pois contaminariam a linha de triagem], mas quem sabe se no futuro será possível valorizá-las", explicou Ana Loureiro.

Público | 16 Agosto 2010


Há sempre dúvidas sobre onde pôr o quê no ecoponto.
Quando tenho dúvidas tento seguir o bom senso e balançar qual a atitude que utiliza menos recursos. Quando mesmo assim não sei onde pôr determinado lixo, sigo a opção que para mim tem mais lógica: na dúvida ponho no ecoponto amarelo. Se não for o locar certo, pelo menos as pessoas competentes podem encaminhá-lo para o sítio correcto.

No artigo é referido que a má separação gera contaminação e que isso prejudica o processo de reciclagem. É claro que sim, mas é responsabilidade da empresa informar os "produtores" de lixo. A rentabilização económica que fazem com o nosso lixo é um problema da empresa. a solução passa por investir na sensibilização ambiental e na informação dos cidadãos sobre como fazer reciclagem.

Uma das dúvidas que também é muito comum, e que não foi abordada, é onde se deve pôr os envelopes com janela. No ecoponto azul.
Outra questão em relação ao papel é que os agrafos e os clips não precisam de ser retirados do papel. Durante o processo de reciclagem eles são removidos utilizando ímans e filtros.