Jamie Oliver: Teach every child about food



Quando vemos coisas destas apercebemos nos que cozinhar não é um conhecimento comum, como acontece no seio da maioria das famílias portuguesas.
É um conhecimento que naturalmente passa de pais para filhos. Não se ensina, mas fica nas memórias sensoriais, e depois desperta curiosidade e interesse.
Agora, em países como os EUA é impressionante como é que esse conhecimento está a desaparecer. Há pessoas que simplesmente não sabem, nunca viram nas suas casas, os pais não cozinham e nunca lhes foi dado a experimentar esse gosto.
Quando isto acontece as pessoas ficam completamente dependentes do que existe à venda. A maioria da alimentação que está à venda serve pouco para alimentar mas mais para atrair compradores e assim chegamos a um problema difícil de resolver:
como alterar hábitos de consumo?

O que eu mais gosto no Jamie, para além da simplicidade como ele vê os alimentos e a cozinha como um laboratório de experiências, é o facto de ele estar a trabalhar com crianças. Nos projectos que ele tem desenvolvido tem sido muito importante a questão de ensinar e dar a experimentar esse conhecimento. Em países como os EUA e Reino Unido esta é certamente a melhor forma de tratar o assunto.
Porque no fundo a forma como comemos não se ensina simplesmente, tem de ser vivida!