Posts

Showing posts from January, 2010

Into the wild

Há vezes que só me apetece ir into the wild e lembro-me sempre deste filme que gosto muito. Ir para longe e estar sozinho, é ter coragem ou fugir da realidade? Para mim não faz sentido viver sem a partilha. E é dessa partilha que surge a sociedade. A sociedade deve ser mais do que uma mera organização de pessoas: tudo o que nos rodeia é para ser partilhado. O ambiente e todos os espaços naturais são um valor não quantificado que faz parte da nossa sociedade. Existem, não como uma componente, mas como parte integrante do que somos.

Calcular o carbono em vez das calorias

Um excelente artigo sobre as cálculos de carbono dos alimentos. É preciso quantificar o que não sabemos e estudar toda a cadeia, não chega assumir que é "green" e por isso tem menor impacto. Mas há tantas variáveis, que uf! Às vezes dou por mim a demorar uma eternidade de tempo no supermercado. Normalmente sou indecisa, mas com este tipo de informação, perco ainda mais tempo. Vejo a origem dos alimentos, penso no método de produção, nos frescos tento lembrar-me do que será da época...e além disto tudo é preciso saber como cozinhá-los! O que para mim é ainda mais um factor de entusiasmo. Transcrevo a resposta à uma grande pergunta: peixe selvagem ou de aquacultura? She describes the resulting carbon calculator as "version 1.0 of a good idea". It doesn't give you the derivation of the figures, but it will tell you that 333 grams of CO2eq is emitted to make one hard-boiled egg. Compare that with a bowl of cereal with milk: 1224 grams of CO2eq - equivalent to drivi...

Protect the deep sea

Nem todos os salmões são criados da mesma forma

Image
Por vezes os comportamentos que adoptamos a favor do ambiente, com a intenção de termos por um menor impacto possível, podem não ser exactamente o que esperamos. Há sempre casos específicos, excepções e para determinados assuntos, o que parece ser óbvio, afinal pode não ser. É por isso que a investigação na área do consumo sustentável é cada vez mais essencial. É preciso analisar, quantificar e comparar para depois poder adoptar a melhor forma de agir. Este estudo chama a atenção para o consumo de salmão fresco no Canadá. O salmão de aquacultura vem maioritariamente de países como a Noruega ou o Reino Unido e tem uma quantidade de emissões carbónicas associadas superiores ao mesmo salmão que vem congelado. A tendência é para pensar que o peixe fresco é mais sustentável, porque é de produção local. Mas neste caso a produção está muito longe do local de venda e o transporte associado assim como a manutenção da frescura têm exigências energéticas elevadas. Comprar peixe fresco é sustentá...

A revolução dos caranguejos

Há também a Marcha dos Caranguejos do mesmo autor. Está mesmo giro. Adoro crustáceos! Este é o Pachygrapsus marmoratus e aparecem muito entre as pedras e nos portos na zona intertidal. Estão pelos vistos a chegar cada vez mais longe . É a revolução dos caranguejos ou a alteração do ambiente?

A Place in the sun

Todos temos um lugar ao Sol. Alguns sítios têm menos luz do que outros. Há quem escolha sítios mais escuros, por vezes podem até ser dentro de uma gruta, mas existe sempre o lugar ao Sol que procuramos. Ouvi isto recentemente e fez-me lembrar o M. que tinha sempre o seu Stevie Wonder no carro. Fez-me recordar todos os amigos que estão espalhados pelo mundo e que procuram o Sol todos os dias.