O objecto de estudo

Quando explico o meu gosto sobre a biologia marinha a outras pessoas surge a curiosidade de perceberem o porquê. Tento explicar que gosto mesmo dos peixes e de todos os outros organismos marinhos.
E gosto de os ver na bancada do peixe quando vou ao mercado, de olhar para eles, para as cores que têm, para a forma dos olhos...adoro ver os dentes dos peixes, sentir que alguns têm dentes diferentes como molares e caninos derivado do tipo de alimentação. Gosto de sentir o cheiro.
Gosto muito de os trazer para casa e arranjá-los. Mexer com as mãos e ver o que têm no estômago, como são as brânquias, e se conseguir encontrar um otólito então, é uma verdadeira análise de laboratório...gosto muito de ver as escamas, têm formatos diferentes e por exemplo, no caso das sardinhas, desfazem-se como uma casca de árvore.
Gosto também de os analisar no prato, de dissecar os lombos e chegar à espinha para ver a estrutura que está no interior. De ver as diferentes cores, que mostram os diferentes músculos.
No fundo, gosto de os analisar como um objecto de estudo, mais do que um simples alimento. E deve ser por isso que me preocupo tanto com eles.

E adorava poder agarrar num bacalhau assim...



...agarrar um peixe destes já era fabuloso, mas desta forma era ainda melhor. Que peixe lindo!

As celebridades despiram-se para chamar a atenção dos recursos marinhos tal como noutras campanhas de activismo ambiental. o tema está mesmo a ficar sexy!